INSS: libera 2ª parcela do 13º, confira cronograma de pagamento
Entenda o pagamento da segunda parcela do 13° do INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a segunda parcela do 13º salário dos seus segurados será paga a partir da próxima sexta-feira, dia 24.
Essa parcela, diferente da primeira, vem com os descontos legais, como Imposto de Renda e contribuição para pensão alimentícia.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
Os beneficiários que receberão o 13º são aqueles que contam com auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, ou auxílio-reclusão.
Vale destacar que os beneficiários do salário-maternidade também recebem o 13º de forma proporcional, incluído na última parcela do benefício.
No entanto, indivíduos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) não são elegíveis para o 13º.
Como verificar o valor que será recebido?
É possível consultar o valor do 13º através do site ou do aplicativo Meu INSS.
Após realizar o login, o usuário deve selecionar a opção “Extrato de Pagamento”. Esse recurso permite visualizar todos os detalhes dos pagamentos, incluindo o valor da segunda parcela do 13º, que estará identificado pelo código 104.
Para quem não possui acesso à internet, a consulta pode ser feita via telefone, pela Central 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Qual é o calendário de pagamento para os beneficiários?
Os pagamentos variam conforme o valor do benefício recebido e o número final do cartão de pagamento (desconsiderando o dígito após o traço).
Beneficiários que recebem até um salário mínimo terão seus pagamentos efetuados nos últimos cinco dias úteis de maio e os primeiros cinco de junho.
Aqueles que recebem acima do mínimo terão seus depósitos realizados nos primeiros cinco dias úteis de junho.
Impacto Regional do Pagamento
No Rio de Janeiro, o pagamento do 13º vai beneficiar cerca de 2,74 milhões de pessoas, resultando em um montante superior a R$ 3,2 bilhões.
A medida é vista como um estímulo econômico que pode ajudar a movimentar a economia local durante este período.
Dica: É recomendável que os beneficiários programem-se financeiramente para acomodar os descontos que serão aplicados nesta segunda parcela, evitando surpresas no orçamento pessoal.
- Consultar o valor do 13º pelo site ou app do Meu INSS.
- Preparar o orçamento para os descontos que serão aplicados.
- Verificar o calendário de pagamento conforme o final do número de benefício.
Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário se aproximando, é importante que os beneficiários estejam atentos às datas e organizem seus orçamentos para contemplar os descontos esperados.
O uso de ferramentas online do INSS pode facilitar a gestão financeira, permitindo um melhor planejamento e tranquilidade para os beneficiários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)