Hyundai HB20 2025 abandona a marcha manual
A linha Hyundai HB20 2025 traz mudanças radicais: motor turbo sem opção de câmbio manual. Uma tendência que pode selar o destino dos carros manuais no Brasil.
O avanço tecnológico e as mudanças nas preferências dos consumidores têm levado a uma significativa redução na demanda por carros com câmbio manual no Brasil. Um exemplo claro dessa tendência é observado na linha 2025 do Hyundai HB20.
Ambicionando atender às expectativas contemporâneas, a Hyundai decidiu eliminar a opção de câmbio manual para o motor 1.0 turbo do HB20, mantendo esta opção somente nas versões básicas com motor 1.0 aspirado. Essa mudança reflete a crescente preferência dos consumidores por mais conforto e tecnologia, mesmo que isso implique um acréscimo considerável no preço final do veículo.
Por que a Hyundai retirou o câmbio manual do HB20 Turbo?
Segundo informações da própria montadora, a escolha de retirar o câmbio manual da versão turbo do HB20 foi influenciada diretamente pela preferência dos compradores. A versão Comfort Plus TGDI AT6, com câmbio automático, passou a ser mais procurada, mesmo custando R$ 8.200 a mais do que a versão manual equivalente, que foi subsequentemente retirada do portfólio da empresa.
Quais são as novidades na linha HB20 de 2025?
A linha 2025 trouxe outras novidades além da configuração de câmbio. A versão Platinum, por exemplo, foi substituída pela Platinum Safety, que, apesar de ser R$ 7.700 mais cara que a anterior, oferece adicionais significativos em recursos de segurança e tecnologias de condução autônoma.
Alterações nos modelos HB20:
- A versão Sense Plus conta agora com chave tipo canivete e alarme perimétrico.
- As versões Limited Plus e Comfort Plus manual receberam melhorias como iluminação no porta-malas e função one touch nos vidros.
- O modelo Comfort Plus turbo ganhou sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Performance dos motores mantém-se estável
Em termos de performance de motor, não houve alterações. A linha HB20 continua equipada com o motor 1.0 aspirado de 80 cavalos e o turbo de 120 cavalos. Com a exclusão do câmbio manual para o motor turbo, agora apenas modelos com transmissão automática de seis velocidades estão disponíveis nesta configuração.
Essas mudanças refletem não só as tendências de mercado, mas também a adaptação da indústria automobilística às exigências de um público que busca cada vez mais conforto, economia e tecnologia em seus veículos.
Considerações finais sobre o futuro do câmbio manual
Embora o câmbio manual ainda tenha sua parcela de aficionados, é inegável que o panorama automotivo está mudando. Com a crescente integração de tecnologias avançadas e a busca por veículos mais eficientes e fáceis de conduzir, o espaço para o câmbio manual torna-se cada vez mais restrito no mercado brasileiro, representando um capítulo fascinante na evolução dos automóveis.
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