“Hipóteses de domínio público”, diz Abin, sobre “guerra biológica” citada por Bolsonaro
Em ofício encaminhado à CPI da Covid, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, afirmou que as manifestações de Jair Bolsonaro sobre a existência de uma “guerra biológica” são “hipóteses de domínio público"...
Em ofício encaminhado à CPI da Covid, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, afirmou que as manifestações de Jair Bolsonaro sobre a existência de uma “guerra biológica” são “hipóteses de domínio público.”
No início de maio, Bolsonaro disse em um evento para anunciar investimentos em 5G que o coronavírus faz parte de uma “guerra biológica”. Ele também questionou a origem do vírus, dizendo que pode ter sido criado em laboratório.
“As manifestações do presidente da República expressam duas entre quatro principais hipóteses atualmente existentes sobre a origem do vírus. Essas hipóteses são de domínio público, pois se encontram em debate na comunidade científica, tendo em conta diversas publicações que podem ser consultadas”, informou Ramagem aos integrantes da CPI.
“O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 30 de março de 2021 traz expressamente as hipóteses da fala do Presidente da República, entre outras. Embora o relatório tenha inicialmente considerado a hipótese do laboratório menos provável, sugerindo a descontinuidade dessa linha da pesquisa, após objeção de vários países, o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus acabou voltando atrás para tornar a incluir essa hipótese como oficial das pesquisas da OMS”, justificou a Abin.
Para embasar a tese, o órgão citou reportagens sobre o tema feitas pela CNN e pela BBC. As matérias falam em “possível origem” do vírus e que os casos ainda estão sob investigação. “As quatro principais hipóteses de origem do vírus permanecem em investigação pela comunidade científica, inclusive na pesquisa oficial da OMS, mesmo após seu último relatório, de 30/03/2021, o que é de conhecimento amplo e de acesso público”, concluiu a Abin no ofício enviado aos parlamentares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)