Haddad confirma estudos para negociações sem uso do dólar com Brics
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo estuda manter negociações com países do Brics sem uso do dólar. Buscou, no entanto, amenizar recentes falas do presidente Lula (PT) sobre o assunto e afirmou...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo estuda manter negociações com países do Brics sem uso do dólar. Buscou, no entanto, amenizar recentes falas do presidente Lula (PT) sobre o assunto e afirmou que este debate “é algo antigo”, em coletiva concedida na China, nesta sexta-feira (10).
“A ideia que se comentou um pouco na imprensa de se fazer um intercâmbio comercial em moedas próprias sem recorrer a uma moeda de um terceiro é uma coisa que esta há muito tempo na agenda dos Brics. […] Essa ideia volta a mesa para que nos aprofundemos esse tema”, disse.
Haddad negou que isso possa representar um afastamento comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. “Nós temos que vencer a etapa anterior de isolamento do país. O Brasil é grande demais para ficar escolhendo parceiro. Então não faz sentido se aproximar de um e se afastar de outro”, acrescentou.
Brasil e China fecharam na última quarta-feira a primeira transação sem o uso do dólar. No dia seguinte, o Lula reclamou, durante discurso na posse de Dilma no banco dos Brics, do uso da moeda americana em negócios internacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)