Grupo que deixou Gaza receberá assistência no Brasil, diz Mauro Vieira
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (foto), comentou neste domingo, 12, a situação do grupo de 32 brasileiros que deixou hoje a...
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (foto), comentou neste domingo, 12, a situação do grupo de 32 brasileiros que deixou hoje a Faixa de Gaza.
Durante entrevista coletiva, o chanceler afirmou que o presidente Lula quer receber o grupo na noite desta segunda-feira.
Disse ainda que houve boa vontade dos governos de Israel e do Egito na retirada dos brasileiros da região.
“Se não aconteceu antes [a retirada], não foi só com o Brasil, foram com todos outros países. Havia uma lista de países e nacionais que estavam prontos, esperando pela partida, alguns países tinham 500, 600 nacionais”, afirmou.
“Nossa lista era menor. Entraram em uma ordem de prioridade que foi seguida e atendida. Mas saímos, acredito que talvez tenha sido o oitavo ou décimo dia de passagem dos civis, dentro do que foi negociado e acordado com os lados envolvidos.”
O ministro também classificou como “desinformação” a versão de que Jair Bolsonaro teria atuado para permitir a repatriação do grupo.
Os brasileiros devem ficar em Cairo até a manhã de segunda, no horário local, para o voo de retorno ao Brasil.
Segundo o ministro, eles serão atendidos por equipes do Ministério da Justiça e do Desenvolvimento Social quando chegarem ao Brasil.
Vieira disse ainda que o grupo poderá ser encaminhado a familiares ou outras pessoas de origem palestina. Eles também poderão ficar hospedados em abrigos do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)