Governo Lula se prepara para carro voador
Novo heliponto do Palácio do Planalto será capaz de carros voadores e outras tendências de veículos aéreos
O governo Lula anunciou uma licitação para a construção de um moderno heliponto no Palácio do Planalto, em Brasília. A estrutura será capaz de receber não apenas helicópteros, mas também carros voadores e outras tendências de veículos aéreos. Com um investimento de R$ 769 mil, o novo heliponto substituirá a estrutura já existente nos fundos do complexo.
Segundo a Folha de S. Paulo, a abertura da licitação foi publicada nesta terça-feira, 9, no Diário Oficial da União. Após o processo de contratação da empresa responsável, as obras devem ser concluídas em 180 dias.
O prepara para receber carro voador
O atual heliponto, localizado nos fundos do complexo do Palácio do Planalto, próximo à via N2, será readequado para receber veículos maiores e mais modernos, incluindo os carros voadores que já estão sendo fabricados em algumas partes do mundo. Essa demanda foi descrita em um despacho do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que integra o estudo preliminar para a construção da nova estrutura.
Segundo o despacho assinado pelo coronel aviador Sandro Bernardon, coordenador-geral de Transporte Aéreo do GSI, a redefinição da capacidade do heliponto se faz necessária para atender não apenas aos modelos de helicópteros disponíveis atualmente, mas também aos futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do presidente da República.
Detalhes da nova estrutura
A nova estrutura deverá suportar vetores de até 5 toneladas e com comprimento total de 15 metros, abrangendo a distância que vai da pá do rotor principal até a última estrutura do rotor da cauda.
O projeto prevê a construção de uma via de acesso de veículos para interligar o heliponto ao acesso do palácio. Essa via será pavimentada com piso intertravado, exigindo a remoção do calçamento atual e parte da grama existente.
A área em concreto do novo heliponto ocupará um espaço de 412 metros quadrados e contará com 15 unidades de luminárias de balizamento noturno.
O presidente Lula costuma utilizar helicópteros em suas viagens oficiais pelo país e ao exterior. Atualmente, essas aeronaves o transportam do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, até a Base Aérea de Brasília, uma distância de aproximadamente 20 km.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)