Governo libera barcos para retirada de garimpeiros ilegais em território yanomami
O governo federal liberou o acesso pelos rios para que barqueiros retirem garimpeiros ilegais do território yanomami, em Roraima...
O governo federal liberou o acesso pelos rios para que barqueiros retirem garimpeiros ilegais do território yanomami, em Roraima. A medida foi anunciada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, diante do risco de crise humanitária envolvendo os próprios garimpeiros, que ficaram sem comida, água e transporte para viabilizar a saída do local.
Antes do aval do Planalto, agentes do Ibama, Polícia Federal e Força Nacional estavam abordando todas as embarcações e prendiam os equipamentos, o barco e as pessoas. Agora, algumas embarcações estão autorizadas a seguir viagem para retirar os garimpeiros de forma pacífica.
Estão autorizados os barcos que estão apenas com o piloteiro e o proeiro, sem carga e que estejam subindo ou descendo o rio para buscar garimpeiros e outras pessoas. Ao chegarem no posto de Palimiú, os tripulantes deverão se apresentar aos agentes do Ibama, PF ou Força Nacional. Depois disso, é necessário fazer um cadastro para dar continuidade à viagem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)