Governo de SP abre licitação para trem de passageiros entre capital e Campinas
O governo de São Paulo deu o primeiro passo para a construção de uma linha de trens ligando a capital paulista a Campinas, cidade distante 90 km e o terceiro maior município do estado...
O governo de São Paulo deu o primeiro passo para a construção de uma linha de trens ligando a capital paulista a Campinas, cidade distante 90 km e o terceiro maior município do estado. O decreto com as regras para uma futura concessão para a linha privada foram publicadas nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial do estado.
A disputa pelo Trem Intercidades (TIC), que poderá ser disputada por atores internacionais, prevê a construção e a concessão da linha férrea por 30 anos ao vencedor, que operaria um trem de 64 minutos entre as estações Barra Funda e Campinas Central, além de linhas de transporte entre as cidades. No Plano de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, a proposta envolve aportes de R$ 12,8 bilhões, contando com a construção da infraestrutura para a operação.
A linha para Campinas saiu primeiro porque, atualmente, é a mais próxima da conclusão: parte significativa da viagem, até Jundiaí (cerca de 57 km), já possui infraestrutura instalada e é utilizada pela linha 7-Rubi da CPTM. Além disso, seu uso é dividido com a MRS, que usa dos trilhos para escoar sua carga até o porto de Santos.
Uma promessa de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o modal já estava nos radares de João Doria (PSDB), seu antecessor, pelo menos desde 2018. No plano original, são quatro linhas indo para todas as direções da capital paulista: a norte, para Campinas; a oeste, para Sorocaba; ao sul, para Santos e a este, rumo a São José dos Campos (todas cidades com mais de 400 mil habitantes).
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