Governo Bolsonaro proíbe demissão de funcionários que não se vacinaram contra Covid
O Ministério do Trabalho e Previdência publicou nesta segunda-feira uma portaria que proíbe as empresas de exigirem carteiras de vacinação de seus empregados. A determinação vai contra jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)...
O Ministério do Trabalho e Previdência publicou nesta segunda-feira uma portaria que proíbe as empresas de exigirem carteiras de vacinação de seus empregados.
A determinação vai contra jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região. Para o colegiado, a falta de vacina pode comprometer o bem coletivo do trabalho e autorizaria a demissão por justa causa.
Segundo a portaria 620 publicada hoje, as empresas devem apenas estimular a vacinação aos seus funcionários. A obrigatoriedade da imunização, segundo a pasta, pode ser configurada como “prática discriminatória”.
“Considera-se prática discriminatória a obrigatoriedade de certificação de vacinação em processo seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação”, afirma a portaria.
O Ministério do Trabalho é comandado por Onyx Lorenzoni (foto), indiciado pela CPI da Covid por divulgar fake news ao longo da pandemia de Covid.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)