Governo Bolsonaro não adotou política efetiva de testagem contra Covid, diz TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia como ruim o desempenho do governo Bolsonaro na condução de políticas de testagem contra a Covid, diz o G1. De acordo com auditoria do órgão, somente 9% da população brasileira foi testada neste ano...
O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia como ruim o desempenho do governo Bolsonaro na condução de políticas de testagem contra a Covid, diz o G1. De acordo com auditoria do órgão, somente 9% da população brasileira foi testada neste ano.
A informação consta em relatório do TCU sobre as ações do Ministério da Saúde na pandemia. Segundo o tribunal, a pasta informou, em maio de 2021, que iria elaborar um programa de testagem em massa, com a realização de 10 a 20 milhões de testes por mês. No entanto, a Saúde distribuiu apenas 19.448.534 testes aos estados e municípios entre janeiro e setembro de 2021.
“A documentação trazida aos autos demonstra, mais uma vez, que o governo federal não dispensa a devida importância ao estabelecimento de um programa de testagem amplo e efetivo, capaz de identificar tempestivamente focos de transmissão e, assim, adotar as medidas adequadas para conter a disseminação da Covid-19″, diz um trecho do documento.
O TCU também afirma que a política de testagem em massa é importante mesmo com o avanço da vacinação, principalmente em um momento em que se discute a flexibilização de medidas restritivas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)