Gleisi defende “assessoria” para Janja “cumprir o seu papel”
A presidente do PT questionou qual é o problema de a primeira-dama ter uma equipe que custa 160 mil reais por mês em salários
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), saiu em defesa de Janja após o jornal O Estado de S.Paulo revelar que a equipe da primeira-dama já gastou pelo menos 1,2 milhão de reais em viagens.
No X, a parlamentar questionou qual é o problema de a esposa de Lula (PT) ter uma “assessoria” para “cumprir o seu papel”, sem especificar qual seria ele.
“A companheira atua em causas muito objetivas, como a defesa dos direitos das mulheres e contra a violência, o incentivo e difusão nacional e internacional de nossa cultura, a causa dos direitos animais, entre tantas outras. É uma cidadã consciente e politicamente ativa, que enfrenta de cabeça erguida os preconceitos, o machismo e a misoginia que ainda são muito presentes em nossa sociedade. Qual é o problema em ter assessoria e condições de trabalho para cumprir o seu papel?! Na maioria dos países, as mulheres e companheiras dos presidentes, também chamadas pelo nome ultrapassado de ‘primeiras-damas’, têm papel ativo, de acordo com o perfil pessoal e político de cada uma. Desejo à Janja muita força para seguir sendo quem é, ao lado do nosso presidente Lula.”
Com fotógrafos e assessores especiais, a equipe de Janja custa 160 mil reais mensais em salários.
Leia mais: Deputado cria “Janjômetro” para fiscalizar gastos de Janja
Time Janja
Com pelo menos 12 integrantes, a equipe informal da primeira-dama responde a duas figuras centrais: Neudicléia Neres de Oliveira, assessora especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, e Bruna Rosa Alfaia, chefe da Secretaria de Estratégia e Redes da Secom (Secretaria de Comunicação).
Neudicléia atua como uma espécie de chefe de gabinete de Janja, enquanto Bruna organiza a estratégia de redes sociais da primeira-dama. Somados, os gastos em viagens com as profissionais ultrapassam para as duas os 110 mil reais.
Da mesma forma que Lula tem o fotógrafo Ricardo Stuckert, Janja está sempre ao lado de Claudio Adão dos Santos Souza, o Claudinho, que registra os eventos em que a primeira-dama se faz presente. A presença do profissional nas viagens de Janja custou mais de 182 mil reais.
Outros integrantes que acompanham Janja nas viagens são coordenadores de mídias sociais, um gerente de projetos, assessores especiais da Presidência da República e um ajudante de ordens.
Para a segurança das viagens, a primeira-dama conta com oito policiais federais.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, os servidores “compõem quadros de diferentes órgãos da Presidência da República e exercem suas funções de acordo com as atribuições fixadas na Lei nº. 14.600/2023.”
Leia mais: Crusoé: Janjapalooza e mais uma farra pela conta de luz dos brasileiros
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
27.12.2024 20:53Para Gleise não há nenhum problema desde que saia do bolso do trabalhador contribuinte, né. Ela que pague do bolso dela então.
Marian
27.12.2024 17:58Mas qual é o papel?