Gilmar parabeniza Messias por indicação ao STF
Decano do STF exaltou "notável espírito público" do AGU
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), parabenizou o advogado-geral da União, Jorge Messias, pela indicação à Corte.
Em postagem no X, o decano do Supremo destacou o “notável espírito público” de Messias no comando da AGU.
“Parabenizo o ministro Jorge Messias pela indicação ao Supremo Tribunal Federal. À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o Tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira. Desejo-lhe sucesso na sabatina”, escreveu.
Luís Roberto Barroso, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a escolha do presidente Lula (PT) por Messias “honrará” a Corte.
Oficialização
O presidente Lula (PT) oficializou a escolha Jorge Messias para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta, 20. O petista justificou a decisão na certeza de que o AGU“seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”.
A indicação foi em edição extra do Diário Oficial da União.
Messias
Em nota, o AGU afirmou receber “com honra a indicação” de Lula e agradeceu a confiança.
“Acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional. Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado”.
Ele prosseguiu: “Reafirmo meu compromisso com a Constituição da República, com o Estado Democrático de Direito e com a Justiça brasileira, em especial, com os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional”.
Senado aprovará?
Integrantes do Senado deixaram claro a Lula que não é totalmente garantia a aprovação do nome de Messias.
A recondução do atual procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao cargo deu um indicativo concreto ao Planalto de que a aprovação de Messias não será uma tarefa fácil.
Gonet teve 45 votos favoráveis e 26 contrários.
Nas contas do governo Lula, existem hoje pelo menos 40 votos garantidos para aprovar o nome de Messias ao Supremo.
Por isso, o petista tem dito a aliados que vai atuar pessoalmente para emplacar seu atual advogado-geral da União ao cargo.
Leia também: Com Messias, Lula continua vingança contra a Lava Jato
Leia mais:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)