Gilmar chama de ‘demagogia’ ideia de Fux para restringir decisões monocráticas
Gilmar Mendes disse que é "demagogia" a ideia de levar decisões monocráticas de ministros imediatamente ao plenário virtual do STF, exposta por Luiz Fux na sessão de ontem...
Gilmar Mendes disse que é “demagogia” a ideia de levar decisões monocráticas de ministros imediatamente ao plenário virtual do STF, exposta por Luiz Fux na sessão de ontem do Supremo. “Respeitem um pouco a inteligência alheia, não façam muita demagogia e olhem para os próprios telhados de vidro”, disse Gilmar, em live promovida pelo site ConJur.
“Eu vejo agora muita gente entusiasmada: ‘vamos proibir a liminar, não se pode’. A liminar mais longa que eu conheço na história do Supremo Tribunal Federal, ao menos que tenho lembrança, é aquela do auxílio-moradia, por que não vem no plenário de imediato?”, continuou Gilmar. A liminar do auxílio-moradia é de Fux.
Na sessão de ontem, Fux disse que vai levar à próxima sessão administrativa do tribunal a proposta para que decisões monocráticas sejam imediatamente discutidas pelo colegiado, que decidiria se mantém ou não a liminar. A proposta já tem cinco votos a favor, mas a discussão foi interrompida por pedido de vista do próprio Fux.
O presidente do STF falou antes de Gilmar, na mesma live, sobre a necessidade de restringir a quantidade de decisões individuais dos ministros:
“O Supremo do futuro é um Supremo que sobreviverá sempre realizando apenas sessões plenárias. Será uma corte em que sua voz será unívoca. Em breve, nós desmonocratizaremos o STF, que as suas decisões sejam sempre colegiadas numa voz uníssona daquilo que a corte entende sobre as razões e os valores constitucionais”, declarou Fux, em pronunciamento gravado.
É tudo o que Gilmar não quer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)