Gemini, a inteligência artificial do Google que supera o ChatGPT
O Google está expandindo seu portfólio de Inteligência Artificial (IA) com o lançamento do Gemini, uma sofisticada inovação em linguagem.
O Google está expandindo seu portfólio de Inteligência Artificial (IA) com o lançamento do Gemini, uma sofisticada inovação em linguagem projetada para rivalizar com o chatbot GPT da OpenAI.
O novo recurso, integrado à plataforma de chatbot Bard do Google, é um modelo de IA multimodal. Ele é capaz de processar simultaneamente dados de texto, imagem, vídeo e áudio, ultrapassando a capacidade do GPT em termos de multimodalidade.
Conheça a Gemini, inteligência artificial do Google
A versão 1.0 do Gemini foi incorporada ao Bard, que está disponível em mais de 170 países.
Atualmente, o Gemini só aceita instruções em inglês, porém, o Google planeja disponibilizar suporte para outros idiomas em breve.
O Gemini foi lançado em três versões:
- Gemini Nano para dispositivos móveis
- Gemini Pro, empregado diretamente no Bard
- Gemini Ultra, voltado para tarefas complexas que requerem processamento de informações em várias mídias e análise de dados em grande volume.
Gimini x ChatGPT
Quando comparado ao ChatGPT, o novo modelo de IA do Google apresenta melhor performance em várias tarefas.
Em um teste que envolveu 57 disciplinas, o Gemini Ultra chegou a atingir 90% de desempenho, superando os 86,4% alcançados pelo GPT.
Além disso, o Gemini tem a capacidade de captar uma variedade maior de informações antes de gerar seus feedbacks, ampliando o entendimento do contexto.
Esse recurso coloca a inovação do Google à frente do GPT, que se baseia em um conjunto de dados predefinidos com cortes até 2021 e não dispõe de atualizações em tempo real.
Segurança em IA
Em termos de segurança, a maior vulnerabilidade dos chatbots é a exposição de dados pessoais.
Ambas as plataformas promovem ações para minimizar possíveis danos aos usuários, incluindo a implementação de medidas como o monitoramento constante para garantir a privacidade dos usuários.
O GPT é um software de código aberto, o que o torna transparente para análise e verificação de possíveis problemas de segurança.
A proposta do GPT facilita a rápida detecção e resolução de problemas de segurança.
Ainda assim, apesar do esforço em manter um ambiente seguro, é válido alertar os usuários para não compartilharem informações pessoais sensíveis, pois, ao contrário do Google, a OpenAI recorre à comunidade de usuários e pesquisadores para aprimorar a segurança do modelo.
Fique de olho nas notícias do setor de Inteligência Artificial para se informar sobre as últimas inovações e seus impactos em nossa sociedade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)