Fortaleza: PDT racha sobre apoio à candidatura do PL ou do PT
Felipe Neto criticou o apoio do PDT ao candidato bolsonarista: “O PDT de Fortaleza resolveu apoiar o candidato bolsonarista conhecido como ´raspaku´. Só consigo pensar na cara do Brizola vendo isso.Uma vergonha histórica”
A acirrada disputa pela Prefeitura de Fortaleza entre o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, André Fernandes (PL) e o candidato apoiado por Lula, Evandro Leitão (PT) virou também um palco para as arengas ideológicas de influencers progressistas nacionais como Felipe Neto, Ana Paula Renault e Tuca Andrada, que divulgaram vídeos e declarações polêmicas de André Fernandes, ele mesmo um ex you-tuber.
Felipe Neto criticou o apoio do PDT ao candidato bolsonarista: “O PDT de Fortaleza resolveu apoiar o candidato bolsonarista conhecido como ´raspaku´. Só consigo pensar na cara do Brizola vendo isso.Uma vergonha histórica”.
De fato, vários deputados estaduais e vereadores do partido de Ciro Gomes entraram no “bloco 22”, do candidato de Bolsonaro, André Fernandes. O próprio ex governador Roberto Cláudio, figura com bastante influência em Fortaleza, declarou apoio ao candidato do PL. Isso se dá porque parte do PDT enxerga a hegemonia do PT no Ceará como um obstáculo maior aos seus interesses do que a chegada de Fernandes à prefeitura da capital.
Já o pejorativo apelido referido por Felipe Neto remete a fato da época em que Fernandes fazia vídeos aleatórios no You Tube. Em um deles, André ensina a fazer depilação anal. Nas imagens, ele se ajoelha sobre um espelho e mostra como passa água, sabonete e um creme de barbear nas partes íntimas. Depois, faz movimentos simulando uma depilação. “Façam isso uma vez por mês que já está supimpa”, diz.…
Outros trechos de seus vídeos toscos antigos, com palavras de baixo calão e até um vídeo em que ele próprio afirma “eu sou viado” têm circulado nas redes sociais.
Fogo amigo no PDT
O apoio da ala cirista a Fernandes enfureceu a Juventude Socialista do PDT, que denunciou publicamente o alinhamento com um candidato bolsonarista. Em contraste, André Figueiredo lançou um vídeo de apoio a Leitão, ignorando a divisão e escancarando o abismo entre as facções do partido.
Ciro Gomes, por sua vez, disse que o PDT não será um “puxadinho do PT” e que o apoio a Evandro Leitão seria uma “premiação do maior esquema de corrupção da história do Ceará.”
Direita se une em torno de Fernandes
Se a esquerda fragmentou o apoio ao candidato do PT, a direita, pelo contrário, resolveu deixar de lado as diferenças e unir forças em torno do candidato que conseguiu chegar ao segundo turno. O Senador Eduardo Girão, do partido Novo e Capitão Wagner, do União Brasil, já declaram apoio a André Fernandes (PL)
Pesquisa mostra candidatos empatados
A pesquisa do Instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto no segundo turno para a prefeitura de Fortaleza exibiu um empate técnico entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Considerando os votos válidos, excluindo nulos e brancos, os candidatos seguem empatados com 50%. Já no levantamento estimulado, ambos alcançam 45% das intenções de voto.
Contratada pela Record, a pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre 12 e 14 de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)