Flávio Bolsonaro promete luta caso Dino seja indicado ao STF
As especulações sobre uma possível indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF) já começaram a mexer com a oposição. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prometeu...
As especulações sobre uma possível indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF) já começaram a mexer com a oposição. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prometeu agitar o processo de aprovação de Dino.
“Tenho a convicção de que Dino não passa no Senado”, disse Flávio a O Globo. “É um perigo botar no Supremo alguém que vai simplesmente perseguir a política e os políticos que ele não goste”, comentou o filho 01 de Jair Bolsonaro, que classifica como “preocupante” a possibilidade de Lula escolher Dino para a vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber.
“Uma pessoa que persegue a política, que usa o aparato público, usa a Polícia Federal para direcionar investigações, para ter acesso a informações privilegiadas de inquéritos sigilosos”, criticou o senador da oposição.
O comportamento combativo e debochado do ministro da Justiça alimenta na oposição a impressão de que Dino dirige as ações da Polícia Federal contra opositores, especialmente num momento em que o entorno do ex-presidente Bolsonaro se tornou alvo de tantas operações policiais. Mas o esforço da oposição para conseguir barrar uma indicação de Dino seria inglório.
A base governista no Senado soma hoje 55 votos, e o ministro indicado pelo presidente para o STF precisa de apenas 41, metade dos senadores, na votação do plenário, feita logo na sequência da aprovação do nome na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A última indicação para o STF reprovada pelos senadores, como destacou O Globo, ocorreu no longínquo anos de 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto.
PT
A ida de Dino para o STF limparia o terreno para o PT, que trabalha nos bastidores para tomar do ministro do PSB o comando da segurança pública. Entre as opções aventadas pelo partido está cindir o Ministério da Justiça e Segurança Pública ou simplesmente trocar de ministro. O partido também já calcula a possibilidade de Dino deixar a perspectiva de sucessão de Lula caso venha mesmo a assumir uma cadeira no STF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)