Fiocruz: percentual de testes positivos de Covid dispara de 3% para 37%
A porcentagem de testes de Covid com resultado positivo saltou de 3,6% em dezembro para 37,3% em janeiro, segundo dados divulgados pela Fiocruz na noite de terça (1º). Os dados, provenientes de testes RT-PCR realizados na rede pública, são consolidados e..
A porcentagem de testes de Covid com resultado positivo saltou de 3,6% em dezembro para 37,3% em janeiro, segundo dados divulgados pela Fiocruz na noite de terça (1º).
Os dados, provenientes de testes RT-PCR realizados na rede pública, são consolidados e monitorados pelo Escritório de Testagem da Fiocruz.
O número de testes também aumentou. Na semana epidemiológica de 16 a 22 de janeiro foram analisadas 121.275 amostras pelas centrais da Fiocruz, um aumento de 195% em comparação com a média das oito semanas anteriores.
A coordenadora-geral da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 baseada no Rio de Janeiro (Unadig-RJ), Erika de Carvalho, disse ao blog da Fiocruz que a “explosão de casos” tem a ver com as festas de fim de ano e o relaxamento das medidas de isolamento social depois da vacinação.
“Isso fez com que a Ômicron expandisse e contaminasse uma quantidade tão grande de pessoas. Sabemos que ela é uma cepa cujo contágio é mais fácil e isso explica bem os números”, disse Carvalho.
Leia mais:
Em meio a apagão, festas de fim de ano representaram risco, diz Fiocruz
IHME projeta novo aumento de mortes por Covid durante o Carnaval
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)