Fiocruz critica ‘apagão’ de dados da Saúde e ataques ‘inaceitáveis’ à Anvisa
O boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta quinta (23) critica o 'apagão' de dados do Ministério da Saúde e também os "inaceitáveis ataques à Anvisa" após a aprovação da vacina da Pfizer para crianças...
O boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado nesta quinta (23) critica o ‘apagão’ de dados do Ministério da Saúde e também os “inaceitáveis ataques à Anvisa” após a aprovação da vacina da Pfizer para crianças.
“As falhas na divulgação de dados sobre a pandemia não são só decorrentes do ataque hacker sofrido pelos portais e sites do Ministério da Saúde, mas combinam vulnerabilidades e fragilidades em todo o processo, que se inicia com preenchimento dos formulários nos estabelecimentos de saúde e municípios”, diz o boletim.
“Atrasos ou interrupções na divulgação de dados impedem a produção de informações que são vitais para tomadas de decisões baseadas em evidências, resultando em condições semelhantes a situações como dirigir no escuro e sem faróis, ou pilotar um avião sem instrumentos de navegação. Na ausência de dados, as incertezas são exponencialmente ampliadas, impedindo decisões adequadas e reforçando ainda mais o princípio da precaução”, acrescentaram os autores.
“A variante Ômicron já está em quase 90 países do mundo, tem alta transmissibilidade e entra no Brasil em meio a um “apagão” de dados, o que é grave e tem de ser enfrentado como tal, e a mais um ataque às medidas de enfrentamento da pandemia neste momento: as vacinas para a crianças”, diz a apresentação do boletim.
O texto também critica o que chamou de “inaceitáveis ataques” à Anvisa:
“O terceiro desafio diz respeito ao processo de politização das medidas de enfrentamento da pandemia para a proteção da saúde e da vida da população brasileira. Este processo tem combinado a desvalorização de medidas preventivas fundamentais de proteção – como distanciamento físico e social, o uso de máscaras e a higienização das mãos – com a propagação organizada de fake news e a criação de um clima de descrédito e desconfiança em relação às vacinas. Em seu mais recente, triste e lamentável episódio, tivemos os inaceitáveis ataques à Anvisa, seus diretores e funcionários, quando da aprovação de vacina necessária e fundamental para a imunização de crianças e para a redução da transmissão do vírus”.
Leia mais:
Oposição apresenta notícia-crime contra Bolsonaro por atraso na vacinação de crianças
Anvisa pede que Saúde corrija consulta pública, já que não autoriza campanhas de vacinação
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)