Filipe Martins quer Fux em seu julgamento pela trama golpista
Advogados do assessor internacional da Presidência de Jair Bolsonaro protocolaram questão de ordem para evitar "prejuízo concreto"
A defesa de Filipe Martins, assessor internacional da Presidência de Jair Bolsonaro, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma questão de ordem solicitando à Primeira Turma que defina sua composição antes de julgar o núcleo 2 da trama golpista.
“O pedido dos advogados de Filipe serve para garantir a participação do Ministro Luiz Fux, que julgou os Núcleos 1 e 4, já apreciados, e, em ambos, votou pela absolvição da maioria dos réus”, disse a assessoria de Martins.
Os advogados Jeffrey Chiquini e Ricardo Scheiffer garantem que o pedido “não busca retardar o processo, mas assegurar que o julgamento respeite as garantias constitucionais e ocorra diante do colegiado competente, como exige o devido processo legal”.
Fux
Fux (foto) trocou a Primeira pela Segunda Turma do STF após se desgastar com os colegas por ter se posicionado pela absolvição da maior parte dos réus dos núcleos 1 e 4, nos quais foram condenados o ex-presidente Bolsonaro e ex-ministros como Augusto Heleno e Walter Braga Netto.
Para a defesa de Martins, retirar o único ministro que absolveu réus dos núcleos 1 e 4 produziria “prejuízo concreto”, alterando a composição deliberativa previamente formada pela Turma.
“A exclusão alteraria, em desfavor do réu, o equilíbrio natural do colegiado e comprometeria a coerência entre julgamentos de fatos idênticos”, argumenta a petição.
Para os advogados do ex-assessor de Bolsonaro, as imputações feitas a Martins decorrem de fatos examinados no núcleo 1. Eles solicitam ainda que a questão de ordem seja deliberada não apenas por Alexandre de Moraes, relator do caso, mas pela Primeira.
“A definição da composição do órgão julgador é uma questão antecedente lógica ao próprio exercício da jurisdição e o STF precisa decidir essa matéria antes de continuar o julgamento de mérito”, argumentam os defensores.
Leia mais: Advogado compara caso de Filipe Martins ao de Vorcaro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Otreblig50
08.12.2025 12:01E o FUX fez toda aquela bagunça das 14 horas de sentença e FUGIU !!! Alguém avise aos adevas "malandros" do, filipinho jestinho de top top, que ele tá F _ D _ D O. A cana vai ser pesada, por merecimento !!!
FRANCISCO JUNIOR
08.12.2025 11:16Felipe Martins poderia ter pensado melhor antes de fazer tudo o que fez. Agora é um pouco tarde.