Filho de Moraes agrediu empresário no aeroporto de Roma?
Perícia independente aponta que o material anexado ao inquérito omitiu imagens de Roberto Mantovani Filho sendo agredido pelo advogado Alexandre Barci, filho de Moraes
A defesa do empresário Roberto Mantovani Filho (à direita na foto), acusado de hostilizar Alexandre de Moraes e seus familiares no aeroporto de Roma, em julho de 2023, disse que o material anexado ao inquérito omitiu imagens do empresário sendo agredido com um “tapa na nuca” pelo advogado Alexandre Barci, filho do ministro do STF.
O advogado Ralph Tórtima Filho, responsável pela defesa de Mantovani Filho, da mulher dele, Andréia Munarão (à esquerda), e do genro, Alex Zanatta (centro), solicitou um parecer técnico aos peritos independentes Mauricio Tadeu dos Santos (relator) e Ricardo Molina (revisor).
O documento foi enviado na segunda-feira, 26, ao Supremo Tribunal Federal, registrou a Folha de S.Paulo. O relator do inquérito é o ministro Dias Toffoli.
“Tal cena, de extrema importância, mostra uma agressão praticada por Alexandre Barci contra Roberto Mantovani, consistindo em um tapa na nuca. Houve, portanto, uma agressão anterior ao gesto de Roberto Mantovani, o qual, nas imagens de vídeo levanta o braço em movimento instintivo de defesa, resvalando nos óculos de Alexandre Barci”, diz um trecho do parecer.
Laudo independente contraria a PF
A defesa do empresário afirmou, nos documentos entregues ao STF, que foi autorizada a visualizar as imagens das câmeras de segurança nas dependências do tribunal, após reiterados pedidos.
A partir delas, os peritos independentes confeccionaram um laudo de 12 páginas que contraria o relatório da Polícia Federal, que deu sustentação para a denúncia da PGR.
“[O relatório da PF] não condiz com a realidade estampada na filmagem, em diversos e nos seus principais aspectos”, afirmou a defesa do empresário.
“Como ponto de destaque, é possível afirmar que não fora Roberto [Mantovani] quem ‘desferiu tapa no rosto do filho do Ministro Alexandre de Moraes, o Sr. Alexandre Barci de Moraes’, e, sim, Alexandre Barci de Moraes quem desfere um tapa na nuca de Roberto, o pegando de surpresa, momento em que ele [Roberto] levanta sua mão em ação de defesa, resvalando sua mão os óculos do agressor”, acrescentou.
A denúncia da PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, em julho de 2024, o empresário Roberto Mantovani Filho, pelo episódio de hostilidade a Alexandre de Moraes e ao filho do ministro no aeroporto internacional de Roma. Também foram denunciados a esposa de Mantovani, Andréia Munarão, e o genro do casal, Alex Zanatta, que estavam presentes no incidente.
Eles respondem pelos crimes de calúnia e injúria. Mantovani responde também por injúria real, quando há violência, pela suposta agressão ao filho de Moraes.
Um relatório da polícia italiana anexado à investigação brasileira afirma que o empresário encostou “levemente” nos óculos do filho de Moraes. Em depoimento, o ministro relatou que seu filho levou um “tapa” do empresário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)