Fábio Faria critica pesquisa Ipec: “Eu sei que é uma escolha pessoal”
Fábio Faria questionou nesta terça-feira (16) a pesquisa Globo/Ipec divulgada ontem (15) que mostra Lula em vantagem sobre Bolsonaro. Em vídeo divulgado no Twitter, o ministro das Comunicações alega que o Ipec teria feito amostragem só em seis estados: "Eu sei que é uma escolha pessoal"...
Fábio Faria questionou nesta terça-feira (16) a pesquisa Globo/Ipec divulgada ontem (15) que mostra Lula em vantagem sobre Bolsonaro. Em vídeo divulgado no Twitter, o ministro das Comunicações alega que o Ipec teria feito amostragem só em seis estados: “Eu sei que é uma escolha pessoal”.
Faria afirmou ainda que as pesquisas “não utilizaram” estados em que o candidato à reeleição figura à frente, como Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Goiás.
Na verdade, de acordo com o site do TSE, a amostragem da pesquisa presidencial do Ipec é nacional: conforme o registrado pelo instituto no tribunal (BR-03980/2022), foram ouvidos 2.000 eleitores em todo o país.
A pesquisa manteve Jair Bolsonaro atrás de Lula nas intenções de voto no Brasil. O instituto divulgou também levantamentos sobre a sucessão estadual e presidencial nos colégios eleitorais considerados estratégicos para a eleição de outubro: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pernambuco.
Na matéria do G1, citada no vídeo do ministro, Lula tem 63% das intenções de voto em Pernambuco, contra 22% de Bolsonaro; já no DF, Bolsonaro fica com 40% do eleitorado, ante 32% do petista.
Não é a primeira vez que um ministro do governo critica as pesquisas de intenção de voto. Em junho, Ciro Nogueira, da Casa Civil, ironizou: “Segundo as pesquisas, o governo Lula já tomou posse e já está governando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)