FAB prorroga liberação de voos privados para saída de garimpeiros de terra yanomami
A Força Aérea Brasileira (FAB) prorrogou até o dia 6 de maio a liberação de corredores aéreos para a saída voluntária de garimpeiros do território yanomami...
![FAB prorroga liberação de voos privados para saída de garimpeiros de terra yanomami](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2023/02/41848817281_16d605727c_k-1024x613.jpg)
A Força Aérea Brasileira (FAB) prorrogou até 6 de maio a liberação de corredores aéreos para a saída voluntária de garimpeiros do território yanomami, em Roraima. A decisão libera voos privados para buscar garimpeiros, que ficaram sem comida, água e transporte e tentam deixar a região.
O prazo anterior expirava hoje. Recentemente, o Planalto determinou o controle do espaço aéreo na região, a fim de combater o garimpo ilegal e impedir a chegada de equipamentos ilegais e grupos que atuam na região.
O governo declarou situação de emergência de saúde no dia 20 de janeiro, em meio à crise humanitária que atinge os indígenas da região. O Ministério dos Povos Indígenas calcula que 570 crianças yanomamis morreram em decorrência da fome e da contaminação por mercúrio, além do aumento de casos de malária nas aldeias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)