Ex-secretário do Tesouro diz que governo faz “puxadinho fiscal”
Em evento da XP, o ex-secretário do Tesouro Carlos Kawall disse que os erros do governo na política econômica vão gerar um "pibinho". "O PIB do ano que vem já aponta para um crescimento perto de 1%. Não é fazendo puxadinho fiscal que a gente vai garantir um 2022 virtuoso. O que está sendo feito agora é para contratar um ‘pibinho'."...
Em evento da XP, o ex-secretário do Tesouro Carlos Kawall disse que os erros do governo na política econômica vão gerar um “pibinho”. “O PIB do ano que vem já aponta para um crescimento perto de 1%. Não é fazendo puxadinho fiscal que a gente vai garantir um 2022 virtuoso. O que está sendo feito agora é para contratar um ‘pibinho’.”
De acordo com o mais recente boletim Focus, do Banco Central, a previsão de economistas para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano é de alta de 5,27%, ante 5,28% na semana passada. Para o ano que vem, a previsão é de 2% — com tendência de queda.
Para Kawall, o governo de Jair Bolsonaro foi infeliz ao propor a PEC dos Precatórios e a minirreforma tributária, que na sua visão só complica o sistema de impostos com perda de arrecadação.
E que as ações tomadas pelo Banco Central não são suficientes para garantir uma recuperação econômica sustentável após a pandemia. “Quando as coisas vão bem, a postura do governo é a de aceitar a regra do jogo. Quando ele vê que pode perder, quer mudar as regras. A dinâmica política acaba sendo perversa.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)