Ex-chanceler de Lula defende ingresso da Argentina no Brics
Ex-chanceler de Lula e principal assessor de política externa na campanha do petista, Celso Amorim (foto) defendeu, nesta quarta-feira (19), o ingresso da Argentina no Brics...
Ex-chanceler de Lula e principal assessor de política externa na campanha do petista, Celso Amorim (foto) defendeu, nesta quarta-feira (19), o ingresso da Argentina no Brics.
“É bom ter equilíbrio dentro do Brics e ter um papel maior para a América Latina. Acho que a eventual inclusão da Argentina seria positiva“, disse Amorim, em entrevista à agência de notícias Reuters.
Formado por Brasil, Rússia, Índia e China, o Brics foi fundado em 2009, durante o governo Lula, com a proposta de reunir as principais economias emergentes do mundo. A África do Sul, que completa o bloco, ingressou no grupo dois anos depois.
Com uma inflação anual de 83%, registrada em setembro, a Argentina passa por um período de caos econômico e avanço da pobreza.
Em cinco anos, a quantidade de argentinos que viviam abaixo da linha da pobreza, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas do país, passou de 17,9% para 37,5%.
O presidente argentino Alberto Fernández afirmou interesse na adesão ao Brics em fevereiro, em encontro com Vladimir Putin e Xi Jinping, os autocratas da Rússia e da China, respectivamente.
Em resposta, o Itamaraty emitiu nota se opondo ao ingresso, porque “não há um ‘acordo constitutivo’ do agrupamento, dada sua natureza informal, portanto não há processo estabelecido oficialmente para a entrada de novos membros”.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)