Estudo de brasileiro pode ter descoberto novo planeta no sistema solar
Descubra a nova pesquisa que sugere a existência de um planeta gigante em nosso Sistema Solar. Os astrônomos Patryk Lykawka e Takashi Ito provocam um rebuliço na astronomia com essa descoberta fascinante.
Um estudo realizado por um pesquisador brasileiro juntamente com um japonês aponta para a possibilidade da existência de um novo planeta em nosso Sistema Solar.
Os astrônomos responsáveis por essa pesquisa são Patryk Sofia Lykawka deste Brasil e Takashi Ito do Japão, que atualmente é docente na Universidade Kindai. O suposto planeta estaria situado depois de Netuno, em uma região conhecida como o Cinturão de Kuiper.
Previsões sobre o novo planeta
Os pesquisadores Patryk e Takashi sugeriram no trabalho publicado na revista The Astronomical Journal que “Prevemos a existência de um planeta similar à Terra e alguns outros objetos transnetúnicos (TNO na sigla em inglês) em órbitas peculiares nos limites do Sistema Solar”.
O estudo se concentra no Cinturão de Kuiper, uma área localizada a cerca de 30 unidades astronômicas (cerca de 150 milhões de quilômetros ou 8 minutos-luz) depois de Netuno, que abriga rochas geladas e planetas anões, como Plutão, Quaoar, Orcus e Makemake.
O possível novo planeta
O suposto novo planeta seria de 1,5 a três vezes maior do que a Terra, muito maior que os planetas-anões localizados no Cinturão de Kuiper. Resalta-se que Plutão, que já foi classificado como planeta no passado, tem apenas 18% do tamanho da Terra.
Entretanto, antes que a existência de um novo planeta seja confirmada, os cientistas precisam encontrá-lo. Eles seguem investigando os objetos do Cinturão de Kuiper em busca de perturbações em suas órbitas que indiquem a presença de um planeta de maior porte.
Próximos passos da pesquisa
Segundo o brasileiro Patryk em entrevista a universidade do Rio Grande do Sul Unisinos, o objetivo é realizar novas simulações e aprimorar os resultados. “Assim, a massa e a órbita do planeta hipotético poderiam ser ainda mais refinadas”, disse o pesquisador.
A pesquisa de Patryk Sofia Lykawka e Takashi Ito porta uma grande expectativa para o avanço do estudo astronômico. A possível descoberta de um novo planeta pode trazer contribuições significativas para o entendimento do Universo.
Enquanto a existência desse suposto novo planeta segue sendo um mistério, as pesquisas e investigações desses dois astrônomos prometem agitar o mundo da astronomia nos próximos anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)