Estratégia chinesa de sustentabilidade é ‘oportunidade’ para ampliar relações bilaterais, diz Mourão
Hamilton Mourão afirmou há pouco que as novas estratégias da China para economia circular e sustentabilidade representam uma "oportunidade" para o Brasil estreitar as relações bilaterais com o governo chinês...
Hamilton Mourão afirmou há pouco que as novas estratégias da China para economia circular e sustentabilidade representam uma “oportunidade” para o Brasil estreitar as relações bilaterais com o governo chinês.
O vice-presidente deu a declaração durante videoconferência do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), em evento sobre “Bases para uma Estratégia de Longo Prazo do Brasil para a China”.
“O governo chinês identifica com clareza a nova dinâmica da economia mundial, que é o crescimento econômico e o sustentabilidade ambiental. O presidente Xi-Jinping destacou a importância desse processo no que chamou de revolução verde em seu recente discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. As novas estratégias chinesas de economia circular e sustentabilidade representam oportunidades para ampliar e diversificar nossas relações econômicas bilaterais.”
Segundo Mourão, a China é um dos poucos parceiros internacionais que contam com “capacidade e recursos tecnológicos e financeiros” para enfrentar os desafios do pós-pandemia.
O vice-presidente defendeu ainda que a “transversalidade da temática ambiental” deve gerar união e cooperação internacional. “Isso não significa abrir mão da escolha soberana de cada país pelo modelo de desenvolvimento que melhor atende aos anseios de suas respectivas populações”.
E concluiu:
“Conforme apontei no evento do ano passado, continua válida a afirmação de que oportunidade e estratégia andam juntas em nosso relacionamento com a China. A China é nosso maior parceiro comercial há uma década. A crise mundial gerada pela pandemia da Covid-19 não alterou esse quadro. Ao contrário, as autoridades chinesas estimam que a importação de produtos brasileiros baterá recorde nesse ano de 2020.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)