Estados Unidos de Maceió
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), minimizou o fato de não ter sido o responsável por indicar o candidato a vice na chapa do prefeito de Maceió, JHC
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), minimizou o fato de não ter sido o responsável por indicar o candidato a vice na chapa do prefeito de Maceió e candidato à reeleição, João Henrique Caldas (PL), o JHC, dizendo que a discussão ganhou uma proporção “inacreditável”.
A O Globo, Lira confirmou que apoiará a candidatura de JHC mesmo sem indicar o vice.
“A discussão do vice de Maceió ganhou uma proporção inacreditável, parece que estamos falando do vice do Joe Biden ou do Donald Trump [candidatos à presidência dos Estados Unidos]. JHC é meu aliado, sim. Temos trabalhado juntos por Maceió nos últimos anos e costuramos os apoios de partidos em torno do JHC”, afirmou o presidente da Câmara.
Segundo Lira, JHC é bem avaliado e tem a liberdade de escolher quem quiser para ocupar a chapa.
“Especula-se muito o vice do JHC, mas o prefeito é bem avaliado e quer se resguardar politicamente. Nosso debate não é sobre o vice deste ano, é sobre 2026. Queremos uma construção. Hoje, penso em ajudar os amigos, eleger prefeitos”, acrescentou.
Quem JHC escolheu como vice?
A aliados, o prefeito de Maceió e candidato à reeleição, JHC, afirmou que terá como vice o senador Rodrigo Cunha (Podemos).
Caso a chapa formada por JHC e Rodrigo Cunha seja eleita, a família do prefeito deve garantir uma vaga no Senado, já que Eudócia Caldas, mãe de João Henrique Caldas, é suplente de Rodrigo Cunha.
Como prefeito da capital, JHC deve ser candidato a governador de Alagoas em 2026 e deixar a prefeitura para o vice.
Leia mais: Disputa em Alagoas motivou quebra de acordo sobre ‘blusinhas’?
Lira x Renan
Em meio ao jogo de xadrez político que disputam no estado de Alagoas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) tentam ampliar o número de municípios nas mãos de aliados.
Atualmente, 63 dos 102 municípios do estado de Alagoas são administrados pelo MDB, de Renan Calheiros, enquanto 27 são administrados pelo PP, de Arthur Lira.
Enquanto o candidato do presidente da Câmara é favorito à reeleição em Maceió, o senador quer aliados em cinco cidades da Região Metropolitana: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Coruripe e Delmiro Gouveia.
Leia também: A República de Alagoas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)