Esse calor tem dia para acabar
A frente fria começa na quarta-feira, 20, com a chegada do outono e pode causar tempestades em várias regiões do país
O outono começa oficialmente no dia 20 de março, às 00h06, e traz consigo mudanças nas condições climáticas em várias regiões do país. No primeiro dia da nova estação, uma nova frente fria avança e vai trazer alterações significativas.
Na noite de quarta-feira, 20, a passagem desse sistema provocará um aumento na condição de temporal sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul. A umidade se intensificará, resultando em nuvens carregadas de chuva na metade norte do estado gaúcho.
Segundo o Climatempo, o risco de temporais também aumenta na Serra e na capital Porto Alegre. Em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o primeiro dia de outono será quente e abafado, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes a partir da tarde.
Risco de temporais
A madrugada de quinta-feira, 21, quando as temperaturas começam a baixar, será instável em algumas cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, onde poderão ocorrer chuvas mais significativas durante as primeiras horas do dia.
Espera-se que a chuva diminua ao longo da tarde e da noite. À medida que a frente fria avança em direção ao Sudeste, as pancadas de chuva ganham mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais.
Ainda na quinta-feira, o risco de temporais aumenta, inclusive nas capitais. Além disso, é importante ficar atento à agitação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com a atmosfera mais úmida, espera-se o crescimento de nuvens carregadas sobre o leste e sul do Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro.
Frente fria
A passagem dessa frente fria marca o fim do período de bloqueio atmosférico e da onda de calor que atingiu o país. A entrada de ar frio aliviará o calor intenso em muitos estados brasileiros. O final da semana será marcado por temperaturas mais baixas no Sul e no Sudeste, além da diminuição do calor no Centro-Oeste.
Na sexta-feira, 22, há previsão de tempo fechado na região do Vale do Itajaí, litoral e leste do Paraná, sul de São Paulo (incluindo o litoral) e na Região Metropolitana de São Paulo.
Além disso, é esperado tempo severo e chuvoso no centro-sul do Rio de Janeiro, podendo causar transtornos na baixada fluminense.
Cidades do sul de Minas Gerais, Zona da Mata e parte do sul do Espírito Santo também estão em alerta para o risco de temporais. O mar ficará agitado no Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro nesse dia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)