Esposa de Helder Barbalho vira conselheira no Tribunal de Contas do estado
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou, nesta terça-feira (14), o nome de Daniela Lima Barbalho (foto), a primeira-dama, para uma vaga no Tribunal de Contas do estado...
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou, nesta terça-feira (14), o nome de Daniela Lima Barbalho (foto), a primeira-dama, para uma vaga no Tribunal de Contas do estado. Ela, que é esposa de Helder Barbalho (foto), foi escolhida por maioria de votos e agora integrará a corte de contas.
O nome de Daniela Barbalho foi aprovado com uma costura ampla dentro do Legislativo: líderes de 11 partidos indicaram seu nome, que foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, obtendo uma aprovação de 10 votos a um. No plenário, foram 36 votos sim e dois não — entre os poucos críticos, há quem acuse o governador do estado de constranger a Assembleia.
Daniela Barbalho é advogada de formação e já atuou como advogada privada e membro do Ministério Público do Pará. Desde 2007, no entanto, atua na área social onde o marido possui cargos: foi secretária de cidadania em Ananindeua (PA) quando Helder foi prefeito. Desde 2019, é voluntária em programas sociais do governo do estado.
A Assembleia considerou que ela cumpre todos os requisitos para o cargo na Constituição: mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos financeiros ou de administração pública; e mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional com estes conhecimentos.
Reeleito em 2022 com 70,4 % dos votos, ainda em primeiro turno, Helder engrossa a lista de políticos que colocaram suas esposas em cargos no tribunal de contas. Na semana passada, foi a esposa de Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil de Lula, a ganhar seu cargo. A lista de parentes nestes tribunais é bem mais extensa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)