Epidemia de dengue atinge quase todos os distritos de São Paulo
O distrito mais afetado é Jaguara com um coeficiente alarmante de 8.497,8 diagnósticos de dengue por 100 mil habitantes
De acordo com o boletim de arboviroses divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde da prefeitura revelou que 91 dos 96 distritos da capital estão classificados como epidêmicos por causa da dengue.
Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, considera-se uma epidemia de dengue quando o coeficiente de incidência da doença ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.
Mais de 300 mortes em SP
Segundo reportagem da CNN, o distrito mais afetado é Jaguara, localizado na zona oeste, com um coeficiente alarmante de 8.497,8 diagnósticos por 100 mil habitantes, totalizando 2.019 casos confirmados. Em seguida, estão São Miguel, na zona leste, com 3.957 casos confirmados e coeficiente de 4.460,2; e São Domingos, na zona norte, com 3.128 casos confirmados e coeficiente de 3.607,7.
Cinco distritos não se enquadram na lista de epidemia: República, na região central; Jardim Paulista, na zona oeste; e Moema, Saúde e Vila Mariana, todos localizados na zona sul da capital.
De acordo com dados atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Painel de monitoramento da Dengue no estado, São Paulo registrou até o momento 1.328.011 casos notificados da doença, com 322 mortes confirmadas e 653 em investigação. Dessas mortes, 48 ocorreram na cidade de São Paulo.
Vacinação contra a dengue
O Ministério da Saúde enviou 177.679 doses do imunizante contra a dengue para a cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que até o momento, 55.270 doses da vacina foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Nesta quinta-feira, 18, a SMS ampliou a vacinação para todas as 867.430 crianças e adolescentes dessa faixa etária que residem ou estudam na capital. As doses estão disponíveis nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário, de segunda a sábado.
Para receber a vacina, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado por um responsável e apresente documento de identidade, cartão de vacinação e comprovante de residência ou escolar. Vale ressaltar que não podem ser vacinados aqueles que foram diagnosticados com dengue nos últimos seis meses.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)