Enchente destrói casa de idosa e causa desespero em Jardim América, Rio de Janeiro
Enchentes do Rio continuam a causar estrago. Dessa vez, a casa de uma idosa ficou imersa e...
O fim de semana foi de enorme prejuízo e tristeza para Norma de Morais, uma idosa de 70 anos, residente do bairro de Jardim América, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No sábado (13), sua casa foi invadida por uma enchente, levando quase todas as suas posses.
Sofá encharcado: a cama temporária
Norma, que é aposentada, passou a dormir no sofá, completamente encharcado pela água da enchente, após ter perdido todos os móveis. Sua filha, Simone de Morais, conta que a família tem procurado recursos para oferecer condições mais dignas à matriarca, que não tem outra opção além do sofá molhado. “Estamos tentando arrumar um colchão para ela porque o que tinha se perdeu. Ainda está molhado, mas forramos muitos panos para ela ficar em cima, porque é melhor do que minha mãe ficar no chão”, explica.
O desespero em meio às águas
A situação de desespero ocorreu na noite do sábado para domingo, quando a família observava televisão e foi surpreendida pela água invadindo a residência. A casa é próxima ao Rio Acari, que acabou transbordando com as fortes chuvas. “Ela tirou um cochilo, ao levantar para ir ao banheiro, a água já estava na canela dela. Foi questão de minutos, só conseguimos pegar os documentos”, relembra Simone.
Uma noite sem dormir e apenas o essencial salvo
A noite em claro só cedeu lugar a um breve cochilo ao amanhecer. Roupa limpa, refeição adequada e um local seguro para dormir foram luxos não concedidos à família. A aposentada, corajosa, conseguiu ainda acender um fogo e preparar um café durante a cheia. Uma imagem que traduz a determinação e resistência de uma mulher que se encontra impossibilitada de recorrer a seus próprios recursos para se manter.
Os reflexos das chuvas e a solidariedade vizinhança
O governador Cláudio Castro estima que cerca de 600 pessoas acabaram desabrigadas em todo o estado em virtude das chuvas intensas ocorridas entre a noite de sábado e a manhã de domingo. No caso de Norma e sua família, a vizinhança tem demonstrado solidariedade, trazendo comida e água para auxiliá-los neste momento de grande dificuldade.
O desafio do recomeço
Norma e sua família encaram agora o desafio do recomeço, com muita força e esperança. “Agora é forças para recomeçar. Como mamãe diz ‘o importante é que temos saúde'”, finaliza Simone, evidenciando a fé e resiliência que moverão essa família na retomada de suas vidas, mesmo após tamanha adversidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)