Em inauguração de memorial, CPI da Covid cobra Aras por prosseguimento de investigações
Durante inauguração de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus (foto), a cúpula da CPI da Covid cobrou do procurador-geral da República, Augusto Aras, o prosseguimento das investigações iniciadas pelo colegiado...
Durante inauguração de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus (foto), a cúpula da CPI da Covid cobrou do procurador-geral da República, Augusto Aras, o prosseguimento das investigações iniciadas pelo colegiado.
Na semana passada, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), tiveram uma reunião com o presidente do STF, Luiz Fux, para pedir a instauração de inquéritos a partir de dez investigações preliminares instituídas por Aras.
Ano passado, o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), pediu 81 indiciamentos. Dos quais, 12 relacionados a pessoas com foro privilegiado. Somente o presidente Jair Bolsonaro teria cometido nove crimes distintos.
Desde então, Aras instaurou dez investigações preliminares e os processos estão sob responsabilidade de seis ministros. Agora, a CPI pressiona para que essas apurações prévias tenham continuidade.
“A procuradoria recebeu há mais de 100 dias todo o conjunto probatório reunido por essa comissão parlamentar de inquérito”, afirmou há pouco, Renan Calheiros.
“O procurador não pode desconhecer que há jurisdição sobre a fiscalização dos seus trabalhos, que cabe ao Senado Federal. E nós vamos ter que exercer isso. Haja o que houver”, acrescentou o relator da CPI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)