Renan perdeu: Rogério Carvalho vai relatar CPI da Braskem
"Estão tentando domesticar a comissão parlamentar", reclamou Renan Calheiros (MDB-AL), que apresentou o pedido de abertura e pleiteava a relatoria da CPI
Após diversos embates, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Omar Aziz (PSD-AM), indicou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), para relatar o colegiado. A decisão é uma derrota para o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que pleiteava o posto.
“Eu vou indicar necessariamente o relator e para que a gente possa ter uma investigação totalmente isenta de pessoas ligadas a Alagoas, eu vou indicar o senador Rogério Carvalho como relator da CPI. Eu peço ao senador Renan Calheiros que possa entender essa minha posição, que não é uma posição isolada minha”, disse Omar Aziz.
Como noticiamos, a operação para barrar Renan contou com o aval do Palácio do Planalto e de demais senadores da bancada do Alagoas. A CPI tem como objetivo investigar os danos ambientais causados em Maceió pela empresa petroquímica.
Interesses
Opositores de Renan indicavam que ele poderia tentar conduzir a investigação por interesses pessoais. Na avaliação desse grupo, o senador poderia usar a CPI politicamente para desgastar o seu principal adversário no estado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A CPI da Braskem vai investigar, por exemplo, a aquisição do Hospital do Coração pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), mais conhecido como JHC e aliado de Lira, no valor de 266 milhões de reais.
O afundamento de Maceió
Em novembro do ano passado, a prefeitura de Maceió decretou estado de emergência na cidade por 180 dias. À época, a causa era o risco iminente de colapso de uma mina da Braskem, localizada na região da lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.
As minas localizadas na região são cavernas abertas pela extração de sal-gema durante décadas de mineração, mas que estavam sendo fechadas desde que o SGB (Serviço Geológico do Brasil) confirmou que a atividade realizada pela Braskem provocou o fenômeno geológico na região.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)