Em ano eleitoral, governo Lula gastará pelo menos R$ 562 milhões em propaganda
O governo Lula vai gastar pelo menos R$ 562 milhões em comunicação institucional e assessoria de imprensa durante o ano de 2024...
O governo Lula vai gastar pelo menos R$ 562 milhões em comunicação institucional e assessoria de imprensa durante o ano de 2024.
Nesta segunda-feira, 15, foram publicados quatro extratos de termos aditivos de contrato das principais empresas que já detém contratos de comunicação e propaganda no governo Lula na Esplanada dos Ministérios. Os contratos serão geridos pela Secom, comandada pelo ministro Paulo Pimenta (foto).
Todos os contratos foram firmados ainda em 2022, na reta final do governo Jair Bolsonaro. Na época, o então presidente da República elevou os gastos em publicidade, justamente de olho em sua campanha à reeleição. O governo Lula não só manteve os gastos como ampliou esse tipo de dispêndio no ano passado.
Foram aditivados os contratos com a Nova SB Comunicação, com a Propeg Comunicação S/A, com a Agência Nacional de Propaganda Ltda, e com a FSB Comunicação e Planejamento Estratégico.
Segundo a própria Secom, os contratos originais tinham o valor de R$ 450 milhões. Com o aditivo, pode chegar a R$ 562 milhões.
“Os contratos de publicidade funcionam por demanda, ou seja, não necessariamente a despesa prevista será executada. No ano de 2023, foram executados 82% dos R$ 450 milhões previstos no contrato”, informou a Secom.
Os contratos tanto da Propeg, quanto da Agência Nacional de Propaganda, Nova SB comunicação e FSB compreende um “conjunto de atividades” que “tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de ações publicitárias junto a públicos de interesse.”
Os contratos, conforme o governo federal, foram firmados com o objetivo de atender ao “princípio da publicidade e ao direito à informação, por meio de ações que visam difundir ideias e princípios, posicionar instituições e programas, disseminar iniciativas e políticas públicas, ou informar e orientar o público em geral”.
Além da elaboração de peças e de análise de mercado como as demais, a FSB também atual no relacionamento com a imprensa em geral.
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