Eliziane Gama deixa ex-ministro de Lula fora da lista de indiciados da CPMI
Relatora da CPMI não pediu o indiciamento do general Gonçalves Dias, que era ministro do GSI durante os atos do 8 de janeiro...
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deixou de fora da lista de pedidos de indiciamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro o nome do general Marco Edson Gonçalves Dias (G.Dias) Ele comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula durante os atos de vandalismo em Brasília.
O relatório final da CPMI foi apresentado nesta terça-feira (17) e deve ser votado pelo colegiado na quarta-feira (18). Ao todo, a relatora pede o indiciamento de nove militares que integravam o GSI durante os atos de vandalismo ao Palácio do Planalto. Os militares do órgão são responsáveis pela segurança do prédio do Executivo.
Apesar disso, Eliziane disse em seu relatório que não é “possível igualar a conduta de G. Dias aos seus subordinados no GSI”.
“Não se pode igualar a sua conduta àquelas dos seus subordinados, acima indiciados, já que efetivamente no cargo havia apenas sete dias, ao passo que os seus inferiores hierárquicos eram evidentemente conhecedores de informações privilegiadas a respeito do risco concreto de danos ao Palácio do Planalto, e que optaram dolosamente por se omitir, quando tinham a obrigação normativa de agir para evitar o resultado“, justificou a relatora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)