Eleições municipais: Portinho voltou ao jogo
Integrantes do PL afirmam que, após a operação da PF que mirou Alexandre Ramagem, o senador pode ser o indicado a disputar a prefeitura do RJ
Integrantes do PL afirmam que, após a operação da PF que mirou o ex-diretor-geral da Abin e deputado federal Alexandre Ramagem, o senador e líder do partido na Casa, Carlos Portinho, voltou ao jogo e pode ser o indicado do partido para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro.
A informação é do Estadão e confirmada por O Antagonista.
Desde o início do ano, Portinho tenta se viabilizar para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, prometeu apoiá-lo em nas eleições para deputado federal em 2026 caso ele topasse apoiar publicamente a candidatura de Ramagem.
Também entrou nesse pacote a formalização de apoio para candidatos do grupo político de Portinho, como os vereadores Alana Passos, Jeremias Di Caetés e o atual vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira.
A candidatura de Ramagem é endossada por Jair Bolsonaro e pelo senador Flávio Bolsonaro. Mas os integrantes do PL têm admitido que, em virtude das ações da PF, a candidatura de Ramagem ganhou musculatura entre os eleitores bolsonaristas; mas pode afastar o eleitor chamado de Centro.
O cálculo do PL é que Ramagem, naturalmente, já concentraria esses votos do eleitor apoiador de Jair Bolsonaro. Na visão da ala pragmática do partido, esse eleitor votará em qualquer candidato apoiado pelo ex-presidente.
Já a candidatura de Carlos Portinho é vista como “menos radical” e com a possibilidade de atrair justamente o eleitor de Centro, que não estaria disposto a votar em Eduardo Paes (PSD). A candidatura de Paes é endossada por Lula que, inclusive, pediu votos ao aliado pelas redes sociais, mas de forma indireta.
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem feito questão de ser voz ativa na escolha dos principais candidatos do PL nas disputas municipais neste ano. Ele endossou o palanque do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e escolheu o candidato do PL nas prefeituras do Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, entre outras capitais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)