Eleições: contra fake news, TSE renova parceria com agências de checagem
O Tribunal Superior Eleitoral renovou, nesta terça-feira (22), a parceria com nove agências de checagem para averiguar a veracidade de informações envolvendo o processo eleitoral brasileiro na internet, especialmente, nas redes sociais para combater as fake news...
O Tribunal Superior Eleitoral renovou, nesta terça-feira (22), a parceria com nove agências de checagem para averiguar a veracidade de informações envolvendo o processo eleitoral brasileiro na internet, especialmente, nas redes sociais para combater as fake news.
Por meio da parceria, as agências, o TSE e integrantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estarão em contato permanente para identificar notícias falsas sobre as eleições deste ano e elaborar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas.
“Com ascensão das mídias, ampliou-se muito o acesso ao conhecimento, à informação, mas ampliou-se muito a capacidade de que as pessoas têm de difundir notícias falas, anticientíficas e comportamentos indesejado. Democratizou-se acesso ao espaço público, democratizou-se acesso à ignorância, maldade, teorias conspiratórias”, afirmou o presidente, Luís Roberto Barroso.
Na semana passada, a Corte também formou parceria com as plataformas digitais Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai para o combate à disseminação de desinformação no processo eleitoral de 2022.
A Corte ainda não teve contato com o Telegram, canal utilizado por Jair Bolsonaro e bolsonaristas, e negocia um acordo com o LinkedIn.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)