Dobradinha entre Michelle e Bia Kicis para o Senado ?
Interlocutores afirmam que há um projeto de composição entre a deputada do Distrito Federal e a ex-primeira-dama
Segue a articulação da deputada Bia Kicis (PL-DF), nos bastidores, para se lançar candidata ao Senado em 2026 pelo Partido Liberal (PL). A movimentação ganhou força após Jair Bolsonaro sugerir que Michelle Bolsonaro concorra ao Senado pelo Distrito Federal, abrindo espaço para conversas entre Kicis, o ex-presidente da República, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e a própria Michelle, em busca de uma composição.
“Existe um um alinhamento político. Existe um projeto. E o projeto é que as duas[Michelle e Kicis] sejam candidatas”, disse um interlocutor.
Lealdade ao clã bolsonarista
Kicis tem um histórico de êxitos que a credencia para o pleito, sendo a lealdade ao clã bolsonarista um dos principais. Ela foi a parlamentar mais votada no Distrito Federal e a mais votada, proporcionalmente, no Brasil nas últimas eleições.
Comandou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, além de ter sido uma das responsáveis por incentivar a largada presidencial de Bolsonaro em 2018.
Prova do alinhamento entre a cúpula do PL e a parlamentar, é que ela dirige o partido no Distrito Federal e também do PL Mulher, na instância distrital.
Concorrêcia
Diante da construção do cenário político para 2026, é possível identificar algumas variáveis que merecem atenção. A possível ascensão de Michelle Bolsonaro à disputa presidencial pode ser um fator relevante, especialmente considerando seu apelo junto a setores conservadores e eleitores ligados à figura do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além disso, a possível candidatura do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), pode ser uma preocupação crescente para Bia Kicis (PL-DF).
Sem pressa
A O Antagonista, Michelle Bolsonaro não confirmou a candidatura à Casa Alta do Congresso Nacional. Perguntada sobre a disputa por uma vaga de senadora,a ex-primeira-dama respondeu:
“Ainda não existe decisão de concorrer. As candidaturas só serão registradas em 2026. Tem muita coisa pra acontecer daqui até lá. Ainda tenho muito tempo para decidir se serei e, se for, para qual cargo eu, eventualmente, seria candidata. Por enquanto, tudo isso são
especulações”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)