Disputa pela cadeira de Lira: “Todo mundo está com todo mundo”
Elmar Nascimento (União) e Antonio Brito (PSD) firmam acordo para apoiar a candidatura mais competitiva na disputa com Hugo Motta (Republicanos)
Em entrevista ao programa Meio-Dia em Brasília, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) afirmou que, até o momento, não há uma clareza qual será o possível candidato à Presidência da Câmara bancado pelo governo Lula.
Como mostramos mais cedo, o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), fecharam um acordo para caminhar juntos na disputa contra o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB).
Para tentar pressionar o Palácio do Planalto a endossar Nascimento, integrantes do União Brasil já ameaçam deixar a base do governo Lula e impor derrotas ao Poder Executivo nas próximas votações da Câmara.
“Até agora não sei quem está com quem nessa disputa [pela Presidência da Câmara]. Está tão nebuloso esse cenário, que todo mundo está com o governo, todo mundo está com a oposição… está todo mundo com todo mundo”, disse o deputado.
A articulação entre Brito e Nascimenot envolveu diretamente os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do União Brasil, Antonio de Rueda. Nas conversas, conforme O Antagonista apurou, havia uma preocupação com a possibilidade de o União Brasil dominar as duas casas legislativas já que Davi Alcolumbre (União-AP) é apontado como favorito para suceder Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Assim, ainda há a possibilidade de que Elmar Nascimento abra mão de sua candidatura justamente para que se estabeleça a dobradinha PSD – União Brasil.
A Presidência da Câmara e a disputa pelos deputados petistas
A jogada de Brito e Nascimento também tem o intuito de atrair a bancada do PT, PcdoB e PV, que hoje tem 80 parlamentares. Com isso, tanto o PSD quanto o União pretendem também atrair deputados de PSB, e da Federação Rede/PSOL, que também tem 14 parlamentares. A candidatura de Motta deve reunião PL, PP e Republicanos – um bloco com 186 deputados.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, ficou de fora das conversas entre essa ala do Centrão e, assim como os demais deputados, teve conhecimento do noivado apenas pelas redes sociais.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)