DF dá início à vacinação contra a dengue
O estudante Felipe Seraine, de 11 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina contra a dengue no distrito Federal
O Distrito Federal iniciou a imunização contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos na rede pública de saúde. O estudante Felipe Seraine, de 11 anos, foi um dos primeiros a receber a vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) 01 do Cruzeiro, área central da capital federal.
Felipe, que está no espectro autista, teve prioridade na fila e logo recebeu a dose da vacina. Ele relatou que sentiu um pouco de dor, mas suportável. “Tive que vir, né? Não tive muita escolha“, brincou o jovem. Embora nunca tenha contraído dengue, ele destacou a importância da imunização para evitar as complicações causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
A mãe de Felipe, Helena Seraine, confirmou que já teve dengue três vezes e está se recuperando da infecção mais recente. Ela ressaltou a importância de se proteger da doença e mencionou que pesquisas indicam uma eficácia de 79% da vacina. “É melhor proteger do que, depois, ficar correndo desesperado com criança pro hospital“, afirmou.
Outra estudante, Helena Cunha, de 10 anos, também recebeu a vacina nesta sexta-feira. Ela enfatizou a tranquilidade do procedimento e destacou a importância das vacinas para proteger o corpo contra diversas doenças.
Atendimento a pacientes
O governo do Distrito Federal ampliou o número de tendas de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue, visando atender melhor a população diagnosticada e aliviar a demanda nos hospitais públicos.
A partir da próxima semana, as novas instalações estarão disponíveis em diversas localidades, como Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá. Ceilândia e Samambaia também receberão uma tenda de acolhimento cada.
São entregues as primeiras doses da vacina contra a dengue
Goiás e Distrito Federal são os primeiros a receberem as doses da vacina contra a dengue destinadas às crianças de 10 e 11 anos. A distribuição faz parte do plano do Ministério da Saúde de imunizar a população brasileira contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, até o final de março todos os 521 municípios selecionados para a campanha devem receber as doses destinadas ao público inicial.
À medida que novos lotes da vacina chegarem ao país, a faixa etária a ser imunizada será ampliada, chegando até os 14 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)