Derrite se despede agradecendo a Tarcísio: “Uma honra estar nessa batalha”
Deputado será substituído na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves
O deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) se despediu do cargo de secretário de Segurança Pública (SSP) de São Paulo com um agradecimento ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por “todo o apoio”.
“Obrigado por todo apoio, Governador Tarcísio de Freitas. Foi uma honra estar nessa batalha contando com a sua confiança. Estamos juntos pelo bem da segurança pública”, escreveu no X.
Derrite deixa o cargo para retomar suas atividades como deputado federal. Em seu lugar, assume o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, que anteriormente ocupava o posto de secretário-executivo, iniciando a transição nesta terça-feira, 2.
Tarcísio defende tolerância zero
Tarcísio acredita ter chegado a hora de “dizer ‘basta’ ao crime organizado, um basta que a gente está dando aqui no estado de São Paulo”.
A afirmação foi feita na manhã de segunda-feira, 1º, durante a solenidade de 134 anos do 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar, que marcou a saída de Derrite.
Balanço de mandato e contrapontos
Tarcísio elogiou a gestão de Derrite, que assumiu a SSP em 2022. O mandatário mencionou que o planejamento e o trabalho da equipe de segurança resultaram na redução de indicadores de criminalidade, como roubos, furtos e homicídios.
O governador também destacou a aplicação de recursos, e que se pode celebrar “mais de R$ 1 bilhão em infraestrutura, delegacias reformadas, construídas, 2.600 viaturas, 17 mil armas, 39 mil coletes”. Tarcísio afirmou que a gestão alcançou “os menores indicadores criminais da nossa história”.
Apesar dos índices de criminalidade geral apresentarem melhora, o período sob Derrite também se caracterizou pela piora no combate à letalidade policial e pelo crescimento da atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo apuração da Folha.
Em sua despedida, o secretário afirmou ter feito “um trabalho histórico”, focado em identificar e capturar líderes de organizações criminosas. “Para o desespero daqueles que veem bandidos como vítimas da sociedade, identificamos, prendemos e, quando necessário, neutralizamos centenas de líderes dessas organizações criminosas”, disse Derrite.
O agora ex-secretário da SSP lembrou ainda que um dos líderes do PCC, conhecido como Ferrugem, foi “neutralizado” no final de semana que antecedeu a solenidade. O plano estratégico da pasta, segundo ele, se baseou em três princípios: “Identificação, busca e captura de criminosos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)