Deputados “trocam de cor” para disputarem reeleição
Um grupo de 33 deputados federais candidatos à reeleição "trocou de cor" ao enviar o registros à Justiça Eleitoral neste ano. Os parlamentares que, em 2018, se declararam brancos, se apresentaram como pardos em 2022...
Um grupo de 33 deputados federais candidatos à reeleição “trocou de cor” ao enviar registros à Justiça Eleitoral neste ano. Os parlamentares que, em 2018, se declararam brancos, se apresentaram como pardos em 2022.
Entre os deputados que optaram pela mudança no registro estão Heitor Freire (União Brasil-CE) e Luís Miranda (Republicanos-DF).
Ao Estadão, Helder Freire afirmou que alterou a declaração por ter orgulho de sua descendência. “Não é uma questão de cota, mas de descendência, e me orgulho disso”, disse o parlamentar.
Já o deputado Luís Miranda — que prestou depoimento à CPI da Covid dizendo ter relatado a Jair Bolsonaro suspeitas de fraude em compras do governo (furo de O Antagonista) — afirmou ao jornal que não preencheu o registro em 2018.
“Eu tenho o cabelo pretinho, me considero moreno. Moreno claro, mas moreno. Eu preenchi a ficha e coloquei pardo. Agora que você veio me perguntar que eu descobri que na outra vez foi ‘branco’. Eu não preenchi nada daquela época, eu morava nos Estados Unidos. Quem preencheu foi um procurador que eu contratei para registrar minha candidatura”, disse Miranda.
A mudança da cor declarada no registro eleitoral deve impactar no financiamento da campanha e na entrega de recursos públicos para os partidos a partir de 2023.
Como as siglas dividem o fundo eleitoral de forma proporcional entre negros (pardos e pretos) e brancos, os candidatos identificados como pretos e pardos devem ficar com uma quantidade maior de recursos do que se tivessem mantido o registro anterior.
A cor declarada também deve interferir na distribuição do fundo partidário e do fundo eleitoral até 2030. No ano passado, o Congresso aprovou uma regra que determina que o voto dado para pretos e pardos na eleição vai contar em dobro para a distribuição de recursos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)