Deputado vai à Justiça contra Mantega na Eletrobras
Guto Zacarias (União) sugeriu que o ex-ministro de Dilma não possui reputação ilibada para assumir cadeira no Conselho Fiscal

O deputado estadual por São Paulo Guto Zacarias (União Brasil), do grupo MBL (Movimento Brasil Livre), entrou com uma ação popular na Justiça contra a indicação do nome do ex-ministro Guido Mantega para uma vaga no Conselho Fiscal da Eletrobras, segundo o Globo.
Segundo o parlamentar, a sugestão do nome de Mantega fere o estatuto da empresa e o princípio da moralidade, a qual exige reputação ilibada para seus integrantes.
Na ação, Zacarias argumentou também que Mantega tem um histórico de envolvimento em escândalos de corrupção, citando a investigação pela Operação Zelotes sobre um suposto favorecimento a uma sociedade empresária.
O deputado citou ainda a responsabilização do TCU (Tribunal de Contas da União) nas “pedaladas fiscais” da ex-presidente Dilma Rousseff, que resultaram no impeachment.
Leia mais: “Crusoé: Mantega escancara o governo Dilma 3”
Indicação
O presidente Lula (PT) indicou Guido Mantega para ocupar uma cadeira no conselho fiscal da Eletrobras, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
Para o conselho de administração foram apresentados os nomes de Maurício Tolmasquim, Silas Rondeau e Nelson Hubner.
Os indicados precisam passar pela AGO (Assembleia Geral Ordinária) dos acionistas da companhia, marcada para 27 de abril, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Lava Jato
Durante a operação Lava Jato, o ex-ministro da Fazenda do governo Lula e Dilma foi investigado por suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção ligados à Petrobras e BNDES.
Em 2016, Mantega foi preso temporariamente na Operação Arquivo X sob alegação de que teria pedido R$ 5 milhões a um empresário para campanhas políticas do PT.
O ex-ministro também foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de atuar como intermediário para pagamentos irregulares da empreiteira Odebretch ao partido.
O STF, contudo, encerrou os atos processuais e as investigações contra Mantega.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
29.03.2025 08:03Se é indicado por Lula, bom sujeito não é. Ou estava envolvido com corrupção ou estelionato. Toda força ao Guto