Deputado promete entregar em junho relatório sobre semipresidencialismo
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que coordena o grupo de trabalho criado na Câmara para analisar a proposta de semipresidencialismo, disse nesta terça-feira (5) que deve entregar seu relatório em junho...
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que coordena o grupo de trabalho criado na Câmara para analisar a proposta de semipresidencialismo, disse nesta terça-feira (5) que deve entregar seu relatório em junho.
Amanhã, o colegiado vai realizar a primeira audiência pública. Até a conclusão dos trabalhos, serão ouvidos 37 especialistas no assunto, entre favoráveis e contrários à implantação do novo modelo.
A proposta é para que o Brasil passe a ter um primeiro-ministro eleito pelo Congresso, após indicação do presidente da República.
“A ideia é ampliar o máximo possível esse debate. (…) Você tem, no presidencialismo, um presidente que se elege com um plano de governo e um Parlamento que se elege com outras atribuições e outros interesses, legítimos inclusive, mas diferentes às vezes da implantação de um plano de governo. (…) Você vai poder cobrar um deputado pela qualidade de governo. É muito mais fácil você encontrar um parlamentar e cobrá-lo do que um presidente da República”, disse Moreira (foto), segundo registro da Agência Câmara.
Em julho do ano passado, o deputado defendeu a proposta em entrevista ao Papo Antagonista:
Samuel Moreira: há um presidencialismo de ‘cooptação’ no país
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)