Deputado pede explicações a Lewandowski sobre planos para a segurança pública
Esse é o primeiro pedido de informações sobre a atuação do novo ministro em tramitação na Câmara
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou requerimento de informação junto ao Ministério da Justiça para pedir explicações ao novo titular da pasta, Ricardo Lewandowski, sobre as políticas públicas que serão adotadas a partir de agora na área da segurança pública.
Essa é a primeira cobrança pública da Câmara para o novo ministro de Lula.
No pedido, Gaspar argumenta que os números sobre a segurança apresentados por Flávio Dino não convenceram o cidadão comum. O balanço do governo federal aponta uma redução de 4,17% dos chamados crimes violentos letais intencionais (homicídio ou latrocínio).
“Apesar das estatísticas apresentadas se mostrarem como uma gestão positiva e exitosa do ministro Flavio Dino à frente do ministério, o dado concreto, que é a resposta da população à sensação de segurança, mostra-se insatisfatório”, argumenta o parlamentar.
“A passagem do comando da pasta não pode ser comemorada como tendo sido uma gestão proveitosa, haja vista a insatisfação da maioria dos brasileiros, bem como os casos concretos de violência que assolaram o país em 2023. Sendo assim, consideramos importante entender qual o direcionamento que o novo ministro dará na condução do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, declara o deputado.
“Quais suas metas? Quais políticas e medidas serão adotadas para que o brasileiro volte a se sentir seguro? Como serão combatidos os avanços do crime organizado? Como será tratada a questão dos presídios federais e da ação das facções criminosas? Quais medidas serão adotadas para dirimir a corrupção?”, questiona Gaspar.
Ao tomar posse no Ministério da Justiça, no início deste mês, Lewandowski afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho de Flávio Dino e que seu principal desafio será a segurança pública.
“Daremos continuidade ao excelente trabalho do ministro Flávio Dino e de sua competente equipe. Mas é nossa obrigação, e o povo brasileiro assim o espera, que o Ministério da Justiça dedique especial atenção à segurança pública, que ao lado da saúde é hoje uma das maiores preocupações da cidadania”, disse Lewandowski.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)