Deputado Félix Mendonça Jr. é alvo de nova fase da Overclean
O parlamentar do PDT da Bahia já havia sido alvo da operação em junho de 2025
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 13, a nona fase da Operação Overclean, para desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
O deputado Félix Mendonça Jr. (PDT-BA, foto) é o principal alvo.
Ao todo, a PF, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, cumpre nove mandados de busca e apreensão na Bahia e no Distrito Federal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de 24 milhões de reais em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, “com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas”, segundo a PF.
“Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro”, acrescentou, em nota.
De novo
Esta não é a primeira vez que Félix Mendonça Jr. é alvo da Overclean.
Em 27 de junho, endereços ligados ao deputado foram alvo de busca e apreensão da Polícia Federal.
Além disso, o parlamentar teve a quebra do sigilo telefônico autorizada pelo ministro Nunes Marques, do STF.
Na época, ele negou que tenha cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos.
“Félix Mendonça nega que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro. O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político”, prossegue a nota.
“Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível”.
O que é a Operação Overclean?
A Operação Overclean investiga um esquema de corrupção envolvendo empresários e políticos na Bahia.
De acordo com as investigações, o empresário José Marcos de Moura, conhecido como “rei do lixo”, e outros envolvidos teriam desviado recursos públicos provenientes de emendas parlamentares e convênios. Há um receio por parte de parlamentares de que essa investigação ligue integrantes do União Brasil ao esquema fraudulento.
A Operação Overclean também revelou o desvio de mais de 1,5 milhão de reais, apreendido em um jatinho com destino a Brasília, como propina para servidores federais.
A operação levou à prisão de várias figuras políticas e empresários, incluindo o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), e o secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, Lucas Moreira Martins Dias. Além disso, a PF também apreendeu cerca de R$ 4,7 milhões e veículos de luxo ligados aos envolvidos.
Leia também: Operação Overclean: mudança na Codevasf preocupa PF
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)