Deputado aciona PGR para investigar assistência a Bolsonaro na Papuda
Pedido de Evair Vieira de Melo aponta possível falha em procedimentos de saúde e entrega de medicamentos por outro detento
O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) acionou, nesta segunda-feira, 2, a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que apure a regularidade dos protocolos de segurança e de assistência à saúde aplicados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.
No requerimento, o parlamentar pede que o Ministério Público avalie providências sobre a participação eventual de outro detento do regime semiaberto na distribuição de medicamentos na unidade prisional.
Segundo o documento, a atividade envolve manuseio e entrega de remédios e exige controle técnico, supervisão por profissionais habilitados e cadeia de custódia adequada.
“A natureza específica da atividade relatada que envolve o manuseio e a entrega de medicamentos demanda especial rigor técnico, observância de protocolos sanitários e controle adequado da cadeia de custódia farmacológica”, afirma o deputado.
Evair sustenta ainda que a Constituição assegura respeito à integridade física e moral de pessoas privadas de liberdade e atribui ao Ministério Público a fiscalização da execução penal e da legalidade dos atos administrativos no sistema prisional.
No pedido, ele solicita que a PGR requisite informações formais aos órgãos responsáveis pela custódia no geral, verifique a existência de protocolos técnicos para armazenamento, fracionamento e distribuição de medicamentos e avalie eventual necessidade de recomendação administrativa ou medida judicial corretiva.
“A relevância institucional do caso impõe cautela redobrada e transparência plena, não por privilégio pessoal, mas pela necessidade de preservação da responsabilidade objetiva do Estado na execução da pena e da confiança pública na regularidade dos atos praticados no sistema prisional”, conclui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Com certeza está melhor assistido q muitos brasileiros q trabalham o dia inteiro p/ pagar as próprias contas mais as dos políticos e ministros!