Deltan aciona o Ministério da Verdade
O deputado Deltan Dallagnol (Podemos) entrou com uma representação na AGU contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para apurar possível "propagação de fake news"...
O deputado Deltan Dallagnol (Podemos) entrou com uma representação na AGU contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para apurar possível “propagação de fake news”.
Deltan denuncia Haddad por uma declaração do ministro em conferência do BTG Pactual na quarta-feira (15) ao afirmar que o PT “acabou” com a fome entre 2003 e 2010.
“Com meio por cento do PIB, acabamos com a fome entre 2003 e 2010″, disse Haddad.
“Ninguém mais ouvia falar, você não via criança no sinaleiro, no sinal de trânsito; não tinha mais. Hoje você está com 1,7% do PIB, e não consegue resolver o problema”, acrescentou.
O deputado argumenta na ação que dados da Pnad referentes a 2009 mostraram que 11,2 milhões de pessoas estavam em insegurança alimentar grave, segundo definição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
“A fala do ministro acerca do Bolsa Família no período citado carece de evidências e espalha desinformação para a população”, afirmou Deltan.
O ex-chefe da força tarefa do MP na Lava Jato não foi o primeiro integrante da oposição a acionar a AGU por desinformação desde a instituição da Procuradoria da Defesa da Democracia para, segundo o governo, combater fake news.
A Procuradoria é alvo de críticas pelo receio de arbitrariedade e falta de imparcialidade na sua ação no “combate” às fake news, comparada ao “Ministério da Verdade”, órgão de censura do regime distópico de Oceania, do livro 1984, de George Orwell.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)