Defesa de Bolsonaro diz ao TSE que encontro com embaixadores foi “debate de ideias”
Manifestação enviada ao TSE nesta quinta-feira (28), a defesa de Jair Bolsonaro disse que a apresentação que ele fez durante encontro com embaixadores não teria caráter eleitoral e que foi apenas um "debate de ideias"...
Manifestação enviada ao TSE nesta quinta-feira (28), a defesa de Jair Bolsonaro disse que a apresentação que ele fez durante encontro com embaixadores não teria caráter eleitoral e que foi apenas um “debate de ideias”.
Partidos da oposição, dentre eles o PT e o PDT, dos também presidenciáveis Lula e Ciro Gomes, acusam o presidente de propaganda eleitoral antecipada.
No episódio, o presidente atacou o processo eleitoral brasileiro, em especial as urnas eletrônicas e o TSE.
“Não há nos autos qualquer indício – e sequer alegação nesse sentido – de que o discurso tenha buscado angariar votos, prejudicar eventuais pré-candidatos concorrentes ou tentado influir, de qualquer forma, na escolha dos cidadãos no pleito de 2022″, disseram os advogados.
A defesa alega que Bolsonaro apenas apresentou “algumas fragilidades” no sistema eleitoral que ele acredita existirem.
“De fato, o que se tem nos autos é a exposição de críticas, ainda que duras e enfáticas, do Presidente da República em relação a algumas fragilidades que, segundo pensa, existem no sistema eletrônico de votação atualmente vigente no País”.
Na apresentação aos embaixadores, Bolsonaro não mostrou nenhuma prova para embasar suas afirmações.
“De fato, a exposição de posicionamentos políticos individuais – que obviamente inclui críticas a posições diversas – configura manifestação de opinião política própria inerente ao debate de ideias, jamais indicando a suposta existência de propaganda eleitoral negativa”, acrescentaram.
A manifestação da defesa de Bolsonaro responde a ultimato determinado pelo presidente do TSE, o ministro Edson Fachin.
Outra parte intimada pelo episódio, o partido do presidente, o PL, se manifestou no domingo (24).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)