Defensoria pública aciona STF para proteger críticos de Bolsonaro
A Defensoria Pública da União apresentou ao STF um habeas corpus coletivo para impedir a prisão de pessoas que participam de manifestações contra Jair Bolsonaro...
A Defensoria Pública da União apresentou ao STF um habeas corpus coletivo para impedir a prisão de pessoas que participam de manifestações contra Jair Bolsonaro.
O órgão também quer trancar todas as investigações contra opositores do presidente baseadas na Lei de Segurança Nacional. Pediu ainda que a ação seja encaminhada a Gilmar Mendes, que é relator de outras ações que buscam declarar a inconstitucionalidade da lei.
A DPU diz que a lei vem sendo usada como instrumento de “intolerância à participação política de todos que discordam da conduta do governo de ocasião”.
Citou a recente intimação do youtuber Felipe Neto e a prisão de manifestantes em Brasília que portavam cartaz que chamava Bolsonaro de genocida.
“A impetrante acredita evidenciado o contexto, atual, em que toda a coletividade está submetida ao risco, já diversas vezes concretizado, de má aplicação da Lei de Segurança
Nacional pelas autoridades apontadas como coatoras”, diz a ação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)